PR defende empoderamento dos cidadãos para uma melhor diplomacia comunitária
osé Maria Neves falava à imprensa, à margem da visita realizada hoje à comunidade do bairro de Achada São Filipe, onde se inteirou dos desafios, projectos e anseios da população residente.
“Tenho insistido na ideia de que é preciso empoderar os cidadãos e a sociedade civil, para poderemos empoderar as comunidades e o País”, disse, ressaltando que é nesta linha de ideias que está a visitar alguns bairros do País.
Em Achada São Filipe, sublinhou ter tomado conhecimento de todo o trabalho que a comunidade esta a fazer em parceria com a paróquia, assim como os projectos no domínio da sustentabilidade ambiental, no domínio social, particularmente, apoios no sistema educativo e às pessoas com mais idade.
“O Presidente vai apoiar e dar visibilidade a estas boas práticas comunitárias e vai mobilizar parcerias para ajudar”, acrescentou, salientando que a ideia da diplomacia comunitária é algo “extraordinário” e um forte comprometimento da comunidade para poder melhorar as condições de vida das pessoas.
Referiu ainda que as pessoas não devem esperar que tudo venha do Estado, mas que devem mobilizar-se e ter um “espírito positivo” para melhorar as condições de vida das pessoas e nos diferentes bairros.
Neste âmbito, assegurou sair da visita “satisfeito” ao auscultar os projectos e desafios da comunidade de Achada São Filipe que visa valorizar o património humano existente no bairro, trabalhar na prevenção com as crianças e adolescentes, bem como os idosos.
Durante a visita, que começou com a plantação de árvores, numa praça à frente do Centro Paroquial da Igreja de Achada São Filipe e culminou com apresentação de projectos da associação e dos residentes, o chefe de Estado se fez acompanhar pelo presidente da Câmara Municipal da Praia e o pároco da comunidade. A Semana com Inforpress