Santiago Norte: Incêndio nas áreas protegidas da Serra Malagueta continua a lavrar-fogo posto pode estar na sua origem
“Desde este sábado, 01 de Abril, que o município de Santa Catarina se debate com uma grave situação de incêndios. Desde logo, o de Serra Malagueta, que, apesar da mobilização de meios humanos e materiais, regista novas frentes de fogo”, lê-se, segundo a Inforpress, num comunicado publicado na sua página da edilidade no facebook.
Segundo a edilidade santa-catarinense, paralelamente, também no sábado, registou-se um outro incêndio em Leiria, no bairro de Nhagar, que “felizmente já está controlado”.
“A câmara municipal garante aos munícipes que está a fazer todos os esforços para que a situação seja controlada, estando neste momento a concertar soluções com os municípios vizinhos e com o Governo”, assegurou, manifestando a sua solidariedade a todas as famílias afectadas, em particular àquelas que perderam animais.
Conforme ainda a Inforpress que cita informações avançadas pelas autoridades, um funcionário do Parque Natural de Serra Malagueta, que ajudava no combate ao incêndio, encontra-se no hospital regional de Santiago Norte em estado grave.
Suspeita-se que o fogo posto por um individuo que sofre de perturbação mental terá estado na origem desse incêndio, segundo informa o comandante regional da Policia Nacional citado pela Rádio Nacional, para quem o fogo já estava controlado por volta das 13 horas mas não extinto, pelos policiais, bombeiros e militares chamados a intervir nesta operação.