Dez artesãos passam a dispor de cartões profissionais para o exercício da sua actividade
Trata-se de dez artesãos que receberam na segunda-feira, 10, a carta de artesão, o cartão de artesão, o manual de artesão e selo de origem, atribuídos no quadro do regulamento do exercício da actividade artesanal, que estabelece as regras de reconhecimento profissional do artesão e de certificação de produtos artesanais nacionais.
“Essas ferramentas vão possibilitar melhores condições de trabalho aos artesãos, no quadro do regulamento do exercício da atividade artesanal que estabelece as regras de reconhecimento profissional do artesão e de certificação de produtos artesanais nacionais”, explicou a Câmara Municipal do Porto Novo.
Em 2021, um grupo de cinco artesãos porto-novenses já tinha recebido kits de carteira profissional, no âmbito de uma parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Centro Nacional do Artesanato e Design.
Esta iniciativa visa o reconhecimento profissional da classe, permitindo, por um lado, reconhecer, em termos jurídicos, o papel do artesão no desenvolvimento sustentável enquanto profissional, mas também “criar um novo horizonte” para esta classe, avançou a autarquia.
Porto Novo dispõe de um laboratório experimental de artesanato e design que tem permitido a capacitação dos artesãos locais.