Escola Cesaltina Ramos realiza feira de profissões visando orientar os alunos na escolha da carreira profissional

O membro do Gabinete de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional daquela escola, Sebastião Cardoso, avançou à Inforpress que a feira acontece no âmbito do cumprimento de um “vasto” plano de actividades da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos e irá contribuir, igualmente, para a construção de um projecto de vida e identidade profissional comprometida com a sociedade actual.

“O maior propósito é ajudar os alunos a prepararem o seu futuro profissional, auxiliá-los no esclarecimento de dúvidas, planeamento e exploração vocacional, colocá-los em contacto com profissionais de várias áreas, para poderem desenvolver seus projectos futuros com mais confiança e segurança para serem o mais realistas possível nas suas escolhas futuras”, concretizou Sebastião Cardoso.

Pelo que assinalou, a feira, aberta a todos os estudantes daquela escola, mas com foco nos pré-universitários, alunos de 12º ano, conta com um total de 20 feirantes divididos em diferentes universidades e outras instituições. Das profissões, enumerou a pedagogia, medicina e polícia, entre outros.

“Hoje em dia há muita informação e temos alunos que já têm uma noção do caminho, área a seguir, mas há, por outro lado, aqueles que carecem de alguma orientação”, disse frisando que os resultados são melhores quando o lado vocacional dos alunos é explorado precocemente.

No entanto, vincou Sebastião Cardoso, a escola pretende realizar sessões e orientações específicas para esclarecer as possíveis dúvidas e orientar de forma particular cada aluno.

Por sua vez, uma das feirantes Sheila Antunes membro do serviço bibliográfico da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) debruçou-se sobre a importância da exposição, sendo que há muitos alunos confusos sobre qual carreira seguir.

Presente na feira para abordar sobre o curso Ciências em informação, documentação e biblioteconomia, Sheila Antunes disse que a ideia é dar a conhecer aos alunos o referido curso “pouco” conhecido em Cabo Verde.

“Infelizmente ainda em Cabo Verde não temos este curso e é uma formação que ensina a fazer difusão de informação, proteger os documentos sendo que hoje em dia é cada vez mais necessário ter informações credíveis”, disse destacando a importância do referido curso.

A feira, que visa orientar os alunos na escolha da carreira profissional, acontece esta quarta-feira até às 15:00 horas.

A Semanacom Inforpress

Categoria:Noticias