Festividades/São Filipe: Cavalos agrupados em seis séries e apenas o primeiro classificado de cada série apura para fase final
Os cavalos foram divididos em três séries de dois cavalos cada e outras três séries com três cavalos, e segundo um dos proprietários a primeira e a sexta séries configuram-se como as mais difíceis.
A primeira série é composta pelos cavalos “Nimocis” de Salomão Amado, vencedor da edição 2022 das tradicionais corridas de Cavalo e “Fradu Fra” de Arlindo Lopes, a segunda série pelos cavalos “Passadinha” de Arlindo e “Criston” de Salomão e terceira série pelos cavalos “Fogo” de Manuel Andrade Gomes e “Rainha das Ilhas” de um proprietário de Santo Antão.
A quarta série é composta pelos cavalos “Airley” de Arlindo Lopes, Speed-boy” de Salomão Amado e “Vulcão II” de Clóvis Teixeira.
A quinta série pelos cavalos “Império” de Sebastião Barbosa, “América Dreams II” de Xóxó e “Príncipe do Fogo” de Salomão Amado e a sexta e última série pelos “Badia di Fogo” de Salomão Amado, “Força Emigrante” de Xóxó e “Miss Fogo” do proprietário Lélé.
Os três cavalos do proprietário Arlindo Lopes vão defrontar os de Salomão Amado, sendo que na primeira e segunda série são confrontos a dois e na quarta série num confronto a três.
Nenhum dos cavalos pertencentes ao mesmo proprietário estão nas mesmas séries, o que pressupõe que uma cocheira como a de Salomão Amado que tem cinco cavalos poderá classificar cinco cavalos para a fase final, ou da cocheira de Clóvis Teixeira onde estão ou a de Arlindo Lopes, ambas com três cavalos poderão classificá-los todos para a fase final que se realiza no dia 29 de Abril e que tem direito a prémios.
Os prémios monetários para os seis melhores cavalos totalizam 1.330 contos, sendo de 500, 250, 200, 150, 130 e 100 contos para os seis primeiros classificados, devendo os demais cavalos participantes receber o prémio de participação no valor de 10 contos.
A Semana com Inforpress