Administrador executivo do IEFP efectua visita ilha do Fogo no quadro do Programa Emprego e Empregabilidade
O referido programa está alinhado com as medidas de política do Governo, que, nos últimos anos, tem focado na criação e promoção do autoemprego, sobretudo na camada jovem, através do financiamento público a kits de autoemprego.
A nível da ilha, desde 2016 foram distribuídos 118 de kits, permitindo a criação de “dezenas de postos de trabalho, sustentáveis, dignos e com rendimentos significativos”, segundo o administrador executivo.
A mesma fonte sublinhou que é neste quadro que o conselho diretivo do IEFP tem realizado visitas pelas ilhas para verificar os impactos da utilização da metodologia GERME na formalização dos negócios e melhoria do ambiente do negócio e para inteirar das dificuldades e constrangimentos enfrentados pelos operadores económicos.
António Cardoso efectua visita às unidades de negócios criadas para auscultar os operadores económicos dos três municípios nas diferentes áreas, nomeadamente economia verde, economia azul e tecnologias de informação, sendo que a última etapa da visita é destinada a apresentação e divulgação do Programa Apoio à Contração.
No primeiro dia da visita, o administrador executivo do IEFP esteve no Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e nas instalações da cadeia civil regional Fogo/Brava.
O dia de hoje (quarta feira) foi dedicado ao município de Santa Catarina do Fogo, onde, além do encontro com o presidente da câmara, Alberto Nunes, visita a biblioteca e centro de juventude de Santa Catarina, a Paróquia local, o perímetro agrícola de Achada Poio, assim como análise de condições para abertura de acções de formações nas áreas de agricultura e pecuária.
Na quarta-feira, 26, o administrador estará no município de São Filipe onde tem agendado encontros com o presidente da ASDE e visitas de seguimentos a vários promotores de negócios, na cidade e no interior sul e norte do município de São Filipe.
A Semana com Inforpress