Presidente da Câmara Municipal anuncia inauguração de várias obras e destaca papel do emigrante no desenvolvimento do Fogo

A Semana - Qual é neste momento o ambiente que ronda a Festa da Bandeira e do Dia do Município em São Filipe?

Nuías Silva - Neste momento já se vive e respira aquela que é a tradicional Festa da Bandeira de São Filipe. A cidade ganhou uma outra dinâmica em termos de colorido e pessoas que chegam da nossa vasta diáspora nos Estados Unidos da América e também das ilhas. Já se nota uma nova dinâmica económica, através do movimento nos hotéis, restaurantes e na própria vivência e nas actividades culturais que começam a proliferar pela cidade. A cidade ganhou uma nova dinâmica e este ano temos a bênção de podermos celebrar num ambiente de muita modernização e transformação da cidade. Temos muitas obras que ainda não estão concluídas, mas permitem que as pessoas que nos visitam tenham noção da cidade que se está a construir, como a asfaltagem a decorrer nas principais artérias de São Filipe e outras obras que vamos dando a conhecer ao público.

Pode destacar os aspectos mais relevantes das festas deste ano?

- Os aspectos mais relevantes da festa têm a ver com a temática da festa. A festa deste ano é dedicada aos emigrantes. É uma espécie de “back to the rout (de volta à rota)”. Nós queremos que os emigrantes estejam próximos do desenvolvimento da nossa ilha e do nosso município. São importantes na estratégia de desenvolvimento da ilha, daí que o nosso objetivo é atrair o máximo de emigrantes para estas festas e apresentar-lhes as perspetivas de desenvolvimento do município e também as perspetivas de investimento e, a partir daí, em simbiose perfeita, desenvolvermos uma relação.

Movimentação na cidade e ofertas para visitantes

Fale-nos da movimentação forte que se observa na cidade nestes dias, com destaque para os emigrantes e visitantes e o forte programa cultural e desportivo das festas.

- Já se sente o fervilhar daquilo que é a movimentação da cidade, das cores e do perfume que ganha. Auguro que este ano teremos boas festas, como jamais realizadas na ilha e no país. Teremos grandes artistas a atuarem no nosso festival do Presídio, teremos corridas de cavalo com premiações excelentes: o primeiro prémio está fixado em 500 mil escudos. Temos premiações até o sexto lugar e premiações a todos os participantes. Destacamos ainda as corridas de atletismo e de botes, as provas de ciclismo, os jogos de mesa das mais diversas áreas (damas, oril, cartas, etc), e também teremos provas de futebol e atividades culturais. Os estabelecimentos comerciais privados já começaram a lançar os seus cartazes de artistas para complementar aquilo que são atividades do município. Vai se ter uma oferta diversificada na Casa Cinema, no Zebra, no Érica Lounge Bar, no Melissa Guest House, no Sea Food, entre outros. Enfim, haverá uma série de atividades dos privados, que constitui uma inovação da festa deste ano em São Filipe.

Categoria:Noticias