Directora do BM afirma que sucesso de Cabo Verde será um exemplo inspirador para outros países
Keiko Miwa falava na abertura da Conferência Internacional de Parceiros, promovida pelo Governo com o objectivo de mobilizar recursos para implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS II – 2022/26).
Um documento que, conforme adiantou, chega na momento chave, em que muitos países, tal como Cabo Verde foram afectados pela crise múltipla dos últimos anos com impactos muito graves para as pequenas economias insulares, como é o caso do arquipélago.
“No entanto, o Governo cabo-verdiano tende a converter crises em oportunidades e consolidando reformas passadas”, realçou a representante do Banco Mundial.
Falando especificamente do PEDS II, disse que o mesmo chega no momento chave e destacou três aspectos que na perspectiva do Banco Mundial são fundamentais.
“Constatamos que tem uma visão centralizada que visa a erradicação da pobreza extrema até 2026. Felicitamos o Governo por este objectivo e por esta abordagem transversal e multissectorial, que inclui a inclusão social e a redução das desigualdades e as oportunidades de rendimento, e o foco no género e uma abordagem centrada no capital humano deve ser destacado também”, disse apontando também para questão das alterações climáticas.
“O Banco Mundial está pronto em apoiar o Governo cabo-verdiano nesse esforço chave”, realçou, destacando também o foco do PEDS II nas reformas para apoiar o desenvolvimento do sector privado.
Keiko Miwa adiantou que tendo em conta os recursos financeiros necessários para implementar o PEDS II, os parceiros devem trabalhar todos juntamente com o Governo, para garantir uma estratégia viável de financiamento e sustentável a longo prazo acima de todos.
“O Banco Mundial tem estado a apoiar Cabo Verde desde 1978, logo após a Independência do país e está comprometido a continuar e alargar o nosso apoio a Cabo Verde para organização da sua visão estratégica, tal como muitos países da África Ocidental, estamos a enfrentar esta crise mundial. O sucesso de Cabo Verde será um bom exemplo a partilhar e poderá ser inspirador para outros países neste âmbito”, precisou.
Outros parceiros tradicionais de Cabo Verde como o BAD, a União Europeia e a Nações Unidas comprometeram-se igualmente em continuar a apoiar Cabo Verde no processo de desenvolvimento.
Sob o lema “Impulsionar Mudanças e Acelerar o desenvolvimento”, a Conferência Internacional de Parceiros tem por objectivo promover uma plataforma de diálogo visando alcançar um alinhamento entre todos os parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde para a realização do Programa de Investimentos Públicos, assente principalmente, em parcerias público-privadas, adentro dos Pilares programáticos do PEDS II 2022–2026 e seus projectos transformadores, que impactem, de forma sistêmica, o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
De acordo com a organização da conferência de dois dias na ilha da Boa Vista, que tem como lema, “Impulsionar Mudanças e Acelerar o Desenvolvimento”, participam todos os parceiros bilaterais, multilaterais, parceiros privados nacionais e estrangeiros e a sociedade civil.
A Semana com Inforpress