Presidente da República classifica de “sucesso exemplar” trabalho da comunidade da Achada de São Filipe
José Maria Neves, que falava à imprensa, na manhã hoje, momentos antes de participar na missa solene do Santo Padroeiro, São Filipe, neste 1º de Maio, disse que a sua participação neste acto visa estimular este encontro de comunhão e de busca de soluções pelos diferentes desafios que se colocam à comunidade e a sociedade cabo-verdiana.
Segundo o chefe de Estado, o “djunta mô” (juntar de mãos, em português) dos moradores deste bairro tem ajudado a comunidade a enfrentar os desafios, os problemas e o próprio crescimento espiritual das pessoas.
É neste sentido que a Presidência da República distinguiu a comunidade da Achada de São Filipe pelo trabalho desenvolvido a nível do empoderamento das pessoas, da comunidade e para a busca conjunta de soluções para os seus desafios através de parcerias, apoio do Governo e da autarquia local.
“Tem sido uma experiência muito positiva criando mais amizade, menos violência e mais possibilidade de crescimento inclusivo de São Filipe”, apontou José Maria Neves, que considera que o trabalho desenvolvido por esta comunidade tem sido “um sucesso” e poderá servir de exemplo para outros bairros.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, que também esteve presente na cerimónia, em que endereçou uma mensagem de “apoio, de proximidade, de afecto e de renovação de esperança”, reforçou o compromisso da autarquia em continuar a trabalhar com foco nas pessoas.
Para este bairro, avançou que a câmara dispõe de projectos de calcetamento, arruamentos e criação de negócios para jovens, mas também para os idosos, de modo a dar respostas aos anseios da população e reforçar o acreditar da esperança na autarquia.
Por outro lado, o pároco local, Elias Borges, agradeceu ao mais alto magistrado da Nação por participar da missa solene do santo padroeiro.
Segundo o mesmo, a distinção do Presidente da República é “uma injeção”, mas também uma “grande responsabilidade” para a comunidade continuar a crescer e a trabalhar para a paz, para o progresso e para o humanismo integral.
O acto contou também com a presença do ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que transmitiu também uma mensagem de “amizade, cumplicidade, solidariedade e acima de tudo de compromisso” com a festa de Santo Padroeiro, São Filipe, na qual participa “com frequência”. A semana com Inforpress