Doação à Sala de Recurso “dá mais prazer” por estar relacionada com necessidades múltiplas
Ao proceder a entrega dos materiais e equipamentos mobilizados através do concurso lançado no ano passado pela Companhia de Seguros Garantia, na perspectiva de melhorar a prestação de serviços às crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, Eugénio Veiga destacou que investir nas pessoas é investir no desenvolvimento.
“Desenvolvemos várias iniciativas no sector da água para responder às necessidades específicas, nas moradias sociais, pesca e na cultura, mas esta intervenção é a que dá mais prazer porque responde a necessidades múltiplas”, disse o presidente do conselho directivo da Afosol, sublinhando que dos beneficiários alguns têm limitações permanentes e outros temporárias.
Segundo o mesmo é necessário que haja uma sociedade solidária, responsável e atenta para que as dificuldades existentes sejam transformadas em oportunidades para igualdade e integração para que a sociedade seja cada vez mais justa e responsável, referiu, observando que só fazendo este tipo de intervenção é que a sociedade se progride e avança.
“Quando fazemos intervenção no sector humano estamos a fazer intervenção no futuro e quando fazemos na criança estamos a pensar na qualidade de vida”, disse Eugénio Veiga, formulando votos para que a sala de recurso continue empenhada, determinada e engajada para proporcionar momentos de grande alegria.
A sala, segundo a mesma fonte, tinha outras necessidades, “e de longe superior ao montante mobilizado”, através do concurso da Companhia Garantia, que foi de 795 mil escudos, sublinhando que ficou sensibilizado com alguma necessidade, nomeadamente de climatização da sala para proporcionar um ambiente mais favorável aos beneficiários, comprometendo-se a mobilizar junto da Garantia ou outra instituição aparelhos de ar condicionado para o referido espaço.
O delegado do Ministério da educação, Emanuel Barbosa, por seu lado, expressou “gratidão” pela doação dos materiais pedagógicos, que classificou de “generosa” para os alunos com necessidades educativas especiais.
“Essa doação será uma grande ajuda para melhorar a qualidade da educação oferecida a esses alunos”, referiu o delegado, sublinhando que representa um “gesto muito significativo” para os esforços da delegação em fornecer uma educação inclusiva e de qualidade a todos os alunos.
Segundo o mesmo, os materiais doados irão auxiliar na aprendizagem, facilitando a inclusão dos alunos, tendo agradecido a todos os envolvidos nesta iniciativa, que demonstraram que o compromisso com a educação de qualidade para todos é um valor a ser cultivado e valorizado.
O delegado do Ministério da Educação em São Filipe manifestou o desejo de continuar a colaboração entre a delegação e associação para construir um futuro mais justo e inclusivo para todos.
O responsável da Equipa Multidisciplinar de Apoio a Educação Inclusiva (EMAEI), nova designação da sala de recursos, Mário Barbosa, disse que neste momento a equipa de cinco elementos trabalha com 63 alunos com necessidades educativas especiais.