Presidente da República faz apelo à inclusão e à criação de oportunidades para todos no Dia Internacional da Família

O Presidente da República apelou hoje à inclusão e à criação de oportunidades para todos, pedindo aos cabo-verdianos para não deixarem “ninguém para trás”.

José Maria Neves fez este apelo numa mensagem alusiva ao Dia Internacional da Família, que se celebra hoje, publicada na página social da Presidência da República, onde convida a todos os cabo-verdianos a pensarem na família e em Cabo Verde.


 “A família é uma das células mais importantes de qualquer sociedade. A saúde de Cabo Verde depende muito da saúde da família, da maternidade e paternidade responsável”, advogou, pedindo aos cabo-verdianos para educarem os seus filhos com valores de liberdade e de engajamento cívico com o seu país e nos valores de paz, amizade e generosidade.


Se assim acontecer, sublinhou o mais alto magistrado da Nação, o país terá “uma sociedade mais sã no futuro”.


“Quando educamos os nossos filhos com amor no trabalho, com amor profundo ao seu país, valor de orgulho e altruísmo, conseguiremos ter uma sociedade com um espírito crítico muito mais aberto e com muito mais capacidade de empreendimento social”, acrescentou.


Ao associar-se à celebração do dia da família, José Maria Neves recordou que o futuro de Cabo Verde depende, essencialmente, de todos, pelo que alertou para a necessidade de trabalhar para se ter “uma família muito mais sã e uma sociedade muito melhor no futuro”.


Na sua mensagem alusiva à efeméride, o chefe de Estado deixou ainda um alerta sobre os desafios a vencer como a violência baseada no género (VBG), a violência sexual contra menores, alegando tratar-se de “nódoas que precisam ser corrigidas”.


“A pobreza, a desigualdade e outras formas de exclusão atingem ainda muitas famílias cabo-verdianas, particularmente, as chefiadas pelas mulheres. Por isso, devemos nos juntar para trabalharmos para que o país cresça de forma inclusiva e para que ninguém seja deixado para trás, criando oportunidades para todos”, defendeu, considerando haver ainda muito espaço de exclusão, pessoas com muitas deficiências e com necessidades especiais que necessitam ser incluídas.


José Maria Neves realçou ainda, a existência de muitos desafios na área de qualificação da “nossa cidade”, na área de habitação, empregos, saúde e educação todos, segundo enfatizou, áreas que têm a ver com a família.


“Hoje é dia de pensarmos em Cabo Verde, no seu futuro e que cada um de nós cumpra o nosso papel na família e sociedade para termos um Cabo Verde à altura dos nossos sonhos”, concluiu.


O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de Maio e pretende chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades, sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afectam a família.




Inforpress


Categoria:Noticias