Dia Internacional da Família: Governo transmite mensagem de conforto a todos os cabo-verdianos
O Governo, através do ministro da Família e
Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, transmitiu hoje uma mensagem
de conforto a todos os cabo-verdianos por ocasião do Dia Internacional
da Família que se assinala esta segunda-feira, 15 de Maio.
“Hoje a mensagem que nós queremos transmitir a todos os cabo-verdianos é de esperança. Passamos por momentos difíceis com a covid-19. Neste momento estamos a viver uma crise de inflação… é termos a capacidade de acreditarmos no futuro, termos capacidade de continuarmos a sonhar e sonhar todos os dias para um futuro melhor”, disse.
Fernando Elísio Freire, que falava à imprensa na cidade da Praia, à margem da apresentação da Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema (ENEPE) 2022-2026 ao Banco Mundial, relembrou que o tema deste ano está relacionado com a habitação, afirmando que o Governo está a trabalhar para melhorar ainda mais o acesso à habitação dos cabo-verdianos.
“Já fizemos muito em termos de acesso. Neste momento, no Sal e na Boa Vista o grande objectivo é eliminar os assentamentos informais, o bairro da Boa Esperança está completamente requalificado, Alto São João, no Sal, já está a ter intervenção do Governo, na cidade da Praia já estamos a actuar”, continuou.
Segundo Fernando Elísio Freire, o executivo está a actuar um pouco por todo o país, sabendo que é um grande desafio e que o maior deles neste momento tem a ver com a requalificação e reabilitação das habitações, uma vez que exige muito recurso.
“O Governo de Cabo Verde está empenhado em procurar recursos internamente, também a nível externo para resolvermos esses problemas. Por isso, uma mensagem de esperança e de confiança que o futuro será seguramente melhor”, frisou.
O Dia Internacional da Família é celebrado a 15 de Maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e é festejada anualmente desde 1994. Esta celebração destaca a importância da família na estrutura do núcleo familiar e na base da educação infantil.
Inforpress