País está a conhecer progressos apesar das dificuldades e contexto mundial de incertezas – PM

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva,  garantiu hoje, na Cidade da Praia, que o País está a conhecer progressos, não obstante as dificuldades e um contexto mundial de incertezas.

“A economia continuará a crescer em 2023, com previsão conservadora de um crescimento de 4,8 por cento (%), e a criar empregos”, garantiu Ulisses Correia e Silva durante um comunicado ao País para assinalar os dois anos de governação do VIII Governo Constitucional da República de Cabo Verde.


Esses progressos, segundo o chefe do Governo, serão fruto de reformas no Sector Económico do Estado (SEE), na administração pública, no trabalho e na segurança social, para reduzir os custos macro-fiscais, melhorar a eficiência, a competitividade e o potencial do crescimento económico.


“Há dois anos assumimos o compromisso de colocar Cabo Verde no Caminho Seguro e estamos a cumprir”, frisou Ulisses Correia e Silva, apontando que para isto fez-se um bom combate às crises provocadas pela pandemia da covid-19 e aos impactos inflacionistas da guerra na Ucrânia.


No entanto, esclareceu que em 2020 os impactos da pandemia provocaram uma contracção económica de 19,3% e que em 2022, “com a implementação de medidas de recuperação e retoma”, a economia cresceu 7,0% em 2021, e 17,7% em 2022, “o maior crescimento na história de Cabo Verde”.


“O turismo sofreu uma forte quebra em 2020. Regressou em força em 2022 com um recorde 853 mil turistas, ultrapassando o número registado em 2019”, acrescentou.


Segundo Ulisses Correia e Silva, não só a economia está a crescer como também tem havido um “forte” investimento social reflectido no crescimento do salário mínimo e médio nacional, das pensões e da cobertura da protecção e segurança social.


“O número de jovens fora do emprego, da educação e da formação reduziu, passando de 77.550 em 2020 para 51.700 em 2022, sendo que a meta é reduzir para 20 mil em 2026”, precisou Correia e Silva, lembrando que o desemprego, “depois de um aumento por causa da pandemia”, situa-se em 12,1%.


“Depois de uma inflação de 7,9 % em 2022, deveremos ter uma redução de 5,2% em 2023 e 2% em 2024 e estamos a trabalhar para, até 2026, reduzir a taxa de pobreza absoluta para 20%”, perspectivou.


Em suma, segundo o primeiro-ministro, em contexto de crises o País cresceu do ponto de vista económico, social e de posicionamento nos rankings regionais e internacionais da democracia, da boa governação, da liberdade de imprensa, da liberdade económica e igualdade de género.


Ulisses Correia e Silva tomou posse como Chefe do Governo a 20 de Maio de 2021, depois de vencer as eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril do mesmo ano.




Inforpress


Categoria:Noticias