Uni-CV promove VII Simpósio sobre “Resistências Culturais nos impérios ibéricos, 1500- 1850”

De acordo com uma nota a que o Asemanaonline teve acesso, a Uni-CV é subscritora e parceira do projeto Internacional RESISTANCE – RISE - Research and Innovation Staff Exchange, financiado pela União Europeia e que envolve 13 instituições europeias e não europeias, congregando mais de 120 investigadores de Portugal, Espanha, Alemanha, vários países da américa do Sul (Brasil, Argentina, Chile, México), Estados Unidos e Cabo Verde.

O objetivo científico é estudar os processos de resistência de categorias sociais discriminadas, segregadas e “de baixo”. Centra-se, assim, em processos de resistência ativa e passiva, dos atores sociais e institucionais que têm sido historicamente desfavorecidos, discriminados e dominados e, logo, nas resistências e oposições de grupos minoritários, excluídos e marginalizados nos impérios ibéricos europeus, entre os séculos XVI e XIX.

Segundo a organização do evento, o tema do simpósio está relacionado com as resistências e as práticas culturais e pretende analisar distintas formas de resistência cultural em relação à ordem instituída nos impérios ibéricos e que foram protagonizadas por grupos sociais segregados e subalternos.

"Pretende-se, assim, debater desde as formas de resistência impregnadas no quotidiano e que se expressam através do mundo dos objetos (cultura material), passando pelas que se relacionam com as representações, as línguas, as práticas religiosas, as formas de sociabilidade e as festas, entre outras", lê-se no documento.

Conforme a mesma fonte, o objetivo dos trabalhos é avaliar a capacidade que a resistência cultural teve para induzir a transformação ou a erosão das estruturas sociais e políticas dominantes em contextos de encontros entre populações de origens muito diversificadas e de tradições/conhecimentos variados.

Duurante o evento, serão abordados vários temas que corresponderão a vários painéis, designadamente "Representações;Qualificar e desqualificar os outros; Práticas de resistência dos colonizados; Resistências culturais dos subalternos nas instituições agrárias; Resistências na cultura material e no quotidiano; Práticas religiosas como resistência cultural; Rituais, festas e sociabilidades, Re-significações; Língua e resistência.

Categoria:Noticias