Agricultor entende que a ilha tem potencialidades para apostar na produção do vinho
Arlindo Lopes, que esteve nos últimos dias de visita à ilha do Fogo, onde se inteirou do funcionamento de algumas unidades de produção de vinha, disse ter chegado à conclusão de que, também, “Santo Antão tem tudo para produzir vinho de qualidade”.
O clima e solos propícios para o crescimento e desenvolvimento da videira são factores que levam os agricultores a concluírem que Santo Antão apresenta “condições favoráveis” para produzir o vinho, segundo este produtor agrícola.
Planalto Leste produz, anualmente, grande quantidade de frutas, que, porém, tem sido sub-aproveitada, sendo que, no caso de uvas, a Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal) tem estado a envidar esforços para levar adiante um projecto de produção de vinhos nesta localidade.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, explicou à Inforpress que esta associação tem tentado mobilizar “alguns parceiros” em Portugal com vista à concretização do projecto, que consiste na instalação de uma pequena unidade de produção de vinhos no Planalto Leste, onde existe uma importante produção de uvas.
A Amupal pretende apostar na recuperação dos terrenos agrícolas e na construção de um pomar, com vista à revitalização do cultivo de uvas nesse planalto para a produção de vinho.
A Semana com Inforpress