Delegacia de saúde organiza feira para trazer a saúde e informações para fora do recinto hospitalar
Esta informação foi avançada à Inforpress pela enfermeira Sónia Tavares, realçando que o intuito é trazer a saúde às ruas da ilha, para alertar a sociedade sobre as doenças crónicas, realçando que nem sempre os doentes dão uma atenção merecida a estas doenças e acabam por complicar a sua situação.
Nesse sentido, evidenciou que o principal foco é a sensibilização e rastreio das doenças crónicas como a diabetes e a hipertensão.
Segundo a enfermeira, é preciso mostrar às pessoas as complicações destas doenças, tentando fazer com que estas fiquem mais atentos a estas doenças, tendo em conta que são silenciosas.
Igualmente, destacou que serão feitas algumas acções de sensibilização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas que também, a equipa de saúde vai oferecer aos pacientes e utentes triagem de pressão arterial, medição de glicémia, rastreio de HIV, consultas médicas e de enfermagem.
Sónia Tavares pede uma participação massiva da população, alertando pela necessidade de se controlar estas doenças crónicas não transmissíveis, reforçando que em menos de um ano, dois jovens bravenses sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) com sequelas permanentes.
A Semana com Inforpress