Cabo Verde vê aquacultura como o “plano B” para a segurança alimentar
O setor da aquacultura, pela sua relevância, tem-se construído como o plano B à contínua escassez de espécies vivas e de recursos que tipicamente levamos aos nossos pratos, tradicionalmente e culturalmente, mas também como parte da capacidade do país de prover aos cidadãos proteína animal em quantidade suficiente”, apontou o ministro, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, na abertura de um atelier de validação da Plataforma Cabo Verde Aqua.
“É natural que o número de habitantes em Cabo Verde cresça, é natural que com a demanda turística também precisemos no futuro de ainda mais espécie animal vinda do Mar e é natural que para Cabo Verde crescer a partir da aquacultura é preciso uma planificação, ciência e conhecimento e é preciso uma capacidade de dar resposta às constantes demandas do setor privado pela nossa orla costeira”, completou Abraão Vicente.
A plataforma Cabo Verde Aqua foi desenhada tendo em vista o crescimento sustentável do setor da aquacultura, permitindo a identificação das zonas mais adequadas para o desenvolvimento de aquacultura onshore (em terra) e offshore (no mar), em toda a extensão da zona económica exclusiva de Cabo Verde.
“Queremos ter aqui o critério de sustentabilidade, dar as licenças e licenciar as empresas de acordo com a nossa capacidade também de ter um ecossistema ligado à aquacultura, que possa não só prover a Cabo Verde, a nossa indústria exportadora, mas também a nossa indústria nacional quantidade suficiente de espécies”, sublinhou o ministro.
A plataforma promete determinar as espécies que poderão ser alvo de aquacultura, de acordo com as condições climáticas e com a estrutura oceânica de Cabo Verde.
Faz parte do plano estratégico do desenvolvimento do setor das pescas, sendo a pesca e a aquacultura os setores considerados estratégicos para a segurança alimentar, para o desenvolvimento industrial do setor das pescas e para que a cadeia de valores do setor hoteleiro e turístico sejam garantidas a partir do setor nacional.