Presidente da Biblioteca Nacional elogia escolas e alunos pela participação em concurso nacional de leitura
Matilde Santos falava em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para avaliação da primeira edição do concurso nacional de leitura, em que participaram 211 escolas de todas as ilhas e mais de 5.000 alunos de todos os ciclos de ensino.
A mesma fonte indicou que nesta primeira edição, que teve três fases, a escolar, municipal e a nacional, foram lidas 15 obras literárias, considerando “um verdadeiro desafio” por tudo o que trazia de novidade, pois os júris tiveram “muitas dificuldades” para selecionar os 15 finalistas, para além de provas” boas e com muita qualidade” que ficaram de fora.
A mesma fonte acrescentou ainda que a primeira edição do concurso “deixou claro” que a nova geração de leitores tem um “considerável potencia”, incitando que devem ser “estimulados e promovidos”.
Matilde Santos considerou ainda que durante a disputa final os elementos do júri foram unânimes em exaltar a qualidade dos participantes do concurso, sobretudo pela performance dos alunos.
No futuro, assegurou, a equipa do Plano Nacional de Leitura quer aproveitar as potencialidades desses alunos que estão espalhados um pouco por todas as ilhas a serem os promotores da leituranas escolas e comunidades, para incutir nos estudantes e na comunidade o gosto pela leitura.
“Temos várias ideias de aproveitar esses alunos que participaram e que nós identificamos uma qualidade extremamente elevada e depois fazermos um trabalho junto às escolas, sendo eles também os promotores da cultura”, precisou.
A presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde confirmou a envolvência directamente neste concurso cinco municípios, os quais vão receber o selo de qualidade do Plano Nacional de Leitura, em reconhecimento pelo trabalho efectuado durante este processo.
Nesta primeira edição do concurso nacional de leitura, que ocorreu na sexta-feira, 09, Josmy Miranda, da ilha do Fogo, Bianca Isabel, da Boa Vista, e Dânia Andrade, da ilha do Sal, foram as vencedoras do 1º, 2º ciclo e ensino secundário, respectivamente.
O concurso foi promovido pelo Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, com a coordenação conjunta do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e da Direção Nacional da Educação.
A Semana com Inforpress