PR escusa-se a comentar a possibilidade de prestar esclarecimentos no processo de averiguação do Programa Casa para Todos
José Maria Neves, que falava à imprensa, depois de receber esta manhã uma visita de um grupo de crianças do bairro de Achadinha Baixo, no âmbito do Dia da Criança Africana, celebrado a 16 de Junho, disse que a questão está ainda na casa parlamentar e que sobre o assunto se pronunciará “no momento oportuno”.
“São questões que não comento, mas eu acho que é uma pergunta que devem fazer ao presidente do MpD e primeiro-ministro, para saber qual é a estratégia do Movimento para a Democracia em relação a essas questões institucionais e que têm a ver com a democracia, liberdades e desenvolvimento do país”, referiu.
José Maria Neves acrescentou ainda que até este momento não recebeu nenhuma notificação para ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito e que não faz sentido antecipar.
A pretensão de chamar o Presidente da República foi manifestada na última sexta-feira, 16, pelos representantes dos três partidos políticos durante a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), reunida para definir as personalidades e instituições a serem ouvidas neste processo.
Durante a reunião foi levantada, igualmente, a possibilidade de ser chamado a depor o antigo primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, que esteve envolvido no processo aquando da assinatura do contrato do programa Casa para Todos entre Cabo Verde e Portugal
Os três partidos com assento parlamentar, MpD (poder) PAICV e UCID (oposição), demonstram-se, no entanto, “consensual e convergentes” na definição da lista dos inquiridos.
Esta iniciativa, que é do Grupo Parlamentar do MpD, pretende averiguar o processo de construção das habitações sociais, financiado por uma linha de crédito assinada com Portugal.
Pretende, também, averiguar a responsabilidade do Governo durante todo o processo de conceção e execução do Programa Casa Para Todos, averiguar a responsabilidade da Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH), para a execução dos projectos de construção, comercialização e gestão das habitações de interesse social, entre outros. A Semana com Inforpress