Biosfera arranca concurso “EcoSkul” para estimular estudantes finalistas para preservação ambiental
Conforme o coordenador do Departamento de Comunicação da Organização Não Governamental (ONG), Odair Cardoso, a intenção do projecto é atingir a camada jovem, que nem sempre conseguem alcançar com outros programas.
“É um programa envolvendo as escolas, na qual queremos colocar os alunos a falarem, debaterem e fazerem actividades sobre o tema protecção ambiental”, explicou a mesma fonte, adiantando a participação da comissão de finalistas de quatro escolas secundárias da ilha, Escola Técnica do Mindelo, Escola Jorge Barbosa, Escola Salesiana e Liceu José Augusto Pinto.
Desta forma, a partir de hoje, das 17:30 às 21:30, até ao dia 01 de Julho, a Biosfera receberá os estudantes no espaço denominado “Naturix”, anexo à Universidade do Mindelo, onde também tem colocado o projector de rua para passar mensagens ambientais.
A ideia, sublinhou, Odair Cardoso, é cada dia ter um liceu para participar do concurso, no qual a pontuação é dada de acordo com os objectivos atingidos nas actividades, que vão desde desafios culturais, debates, apresentação de projectos de sustentabilidade ligados à “escola verde” e até gestão do lixo produzido no local do próprio evento.
A escola vencedora será aquela que conseguir maior pontuação e mostrar melhor desempenho e envolvimento na preservação ambiental.
“O objectivo é sempre contribuir para a educação ambiental dos jovens e não há nada como começar em ambiental escolar”, sublinhou o coordenador, adiantando ser esse o projecto-piloto, mas, que contam dar continuidade nos próximos anos, quem sabe nas outras ilhas, se houver parceiros.
Como prémios, os vencedores do concurso terão prémios de 100 mil escudos para o primeiro lugar, 50 mil para o segundo e 25 mil e 15 mil escudos, para o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Contudo, frisou Odair Cardoso, os montantes não vão ser entregues directamente às comissões de finalistas e sim servirá para ajudar na despesa da festa, mediante apresentação de facturas.
O “EcoSkul” conta com a parceria da empresa pública de Electricidade e Água (Electra), proprietária do espaço onde acontece a actividade.
A Semana com Inforpress