Cabo Verde representado por duas curtas-metragens na 14ª Edição do FESTin
De acordo com a programação, nos dias 30 de Junho, 01 e 02 de Julho, vão ser exibidas as duas curtas-metragens cabo-verdianas produzidas no âmbito de projectos financiados pelo PROCULTURA (promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste).
Esta sexta-feira, 30, às 17:30 (15:30 em Cabo Verde) no Cinema São Jorge, vai ser exibido o filme “Cimboa”, de Carlos Barbosa, e nos dias 01 e 02 de Julho, é a vez da curta-metragem “Fita cor-de-rosa”, de Mon de Anjo, no Cinema São Jorge e Cine Incrível, em Almada, respectivamente.
No âmbito da PROCULTURA, que é uma acção do programa PALOP–TL (Timor-Leste) e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P, tem também mais filmes a serem exibidos.
“Timbila”, de Andreas Scheibenreif e “Manas”, de André Bahule, os dois de Moçambique, têm a sua exibição programada para o dia 30 de Junho, no Cinema São Jorge.
A “Fita cor-de-rosa” também concorre para a Melhor Curta-Metragem, juntamente com “Duda”, de Carolina Lobo, “Inútil”, de Rodrigo Tavares, “Monte Clérigo”, de Luís Campos, “Palma”, de Mónica Santos, “Flor de Laranjeira”, de Rúben Sevivas e “Alento”, de Constança Pinelo (todos de Portugal), “Como Matar Uma Boneca”, de Alek Lean, “Caiçara”, de Oskar Metsavaht, e “Cyntia”, de Cristèle Alves Meira (Brasil) e “A Corda”, de Hélder Bata (Moçambique).
Este ano com o tema “Diversidade” os cinemas Ideal, São Jorge, Fórum Lisboa e Cine Incrível acolhem o FESTin, com uma selecção variada de filmes sobre temas como música, diversidade, inclusão social, infanto-juvenil, direito à habitação, racismo e sexo.
Ao todo são quase 40 títulos, a serem exibidos no festival com produções de Portugal, Brasil, Timor-Leste, Moçambique e Cabo Verde e Guiné-Bissau.
No final do festival, os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas nas categorias: Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Actor (Ficção), Melhor Actriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.