Mais de 6% em crescimento no transporte de cargas com 60 mil clientes

A fazer fé nos dados oficiais, a Atlantic Shipping realizou um total de sete viagens entre os EUA e Cabo Verde durante o ano de 2022, cobrando o valor de 500 dólares por cada bidão de produtos e 1.785 dólares por cada metro cúbico de cargas em caixotes. Transportou 30.472 bidões e 11.737 pacotes de encomendas, perfazendo um total de 5.842 volumes de cargas em métrico cúbico.

Conforme os dados estatísticos referidos, estas movimentações em 2022 resultaram numa faturação geral de $25.681.820.00 (cerca de 26 milhões de dólares), representando um crescimento nos transportes de cargas na ordem dos 6% em relação ao ano de 2021.

Questionado que facotes terá estado na origem desse crescimento nos transportes de cargas pela Atlantic Shipping, apesar da crise pandémica e da guerra na Ucrânia, o presidente do Conselho da Administração revelou que são vários. Victor De Pina fez questão de realçar que este crescimento tem sido contínuo ao longo dos anos. Mas para este crescimento destacou, de entre outros aspetos, o aumento da procura da campanha para transporte de cargas, o crescimento do número de emigrantes cabo-verdianos nos EUA e o consequente aumento de remessas delas para familiares em Cabo Verde que também aumentaram.

«Hoje a Atlantic Shipping conta com 60 mil clientes», exemplificou De Pina, para quem «as movimentações de cargas através da firma para Cabo Verde tem sido crucial para a economia nacional e a vida dos familiares dos emigrantes residentes no arquipélago».

O empresário prometeu partilhar, numa das próximas edições do Asemanaonline, mais informações sobre várias outras atividades económicas que surgem nas diferentes ilhas de Cabo Verde à volta das cargas transportadas pela firma, segundo os resultados de um estudo feito.

28 anos ao serviço de Cabo Verde

De recordar que a Atlantic Shipping opera há 28 anos na linha EUA/Cabo Verde com um único navio Agena ( agora batizado de “Atlantic Express), que inicialmente funcionou em regime de aluguer e acabou por comprá-lo em dezembro de 2021. A campanha faz, em cada 45 dias em média, uma ligação entre Estados Unidos da América e Cabo Verde.

«O navio tem capacidade para transportar 167 contentores mais carros e outros tipos de cargas, e navega a uma velocidade de 10 nós por hora (’Nó’ é uma unidade de medida de velocidade equivalente a uma milha náutica por hora, ou seja 1,852 km/h). Dos EUA para Cabo Verde faz uma média de 12 dias de viagem, dependendo das condições climáticas. O navio tem duas gruas de 30 toneladas cada”, informou o PCA desta companhia ao ASemanaonline.

Categoria:Noticias