Governo tem muita confiança na ilha e no seu potencial para o desenvolvimento
O primeiro-ministro que falava no acto de inauguração das obras de requalificação do centro histórico da cidade de São Filipe e de asfaltagem de algumas ruas, defendeu que já é momento de passar da fase de dizer que a ilha tem potencial para a da sua concretização porque, explicou, para cada investimento está-se a dar um futuro melhor aos foguenses residentes e à sua diáspora.
“Nós temos um único interesse que é o desenvolvimento da ilha”, advogou Ulisses Correia e Silva, sublinhando que o compromisso com o Fogo é forte e está demonstrado em várias acções assim como a parceria do Governo com todos os municípios de Cabo Verde, e da ilha do Fogo, que foi, é e continuará a ser forte.
O primeiro-ministro lembrou que desde 2016 o governo que chefia tem estado a investir e vai continuar a investir na área infra-estrutural como a de requalificação urbana e ambiental, acessibilidades, estradas de desencravamento, valorização de Chã das Caldeiras, reabilitação de casas, em parceria com as câmaras municipais, mas também nos sectores da água e saneamento, protecção social e inclusão social, educação saúde, turismo, agricultura, pesca e agroindústria.
“São investimentos importantes para promover o desenvolvimento da ilha em todas as suas dimensões, infraestrutural, económica, social e ambiental”, referiu o chefe do governo, sublinhando que a inauguração da requalificação do centro histórico da cidade de São Filipe e de asfaltagem de algumas ruas é mais um exemplo dos investimentos que fazem diferença.
No dizer do mesmo, São Filipe cidade centenária precisava deste investimento porque, explicitou, a maior parte do piso era da época da fundação da cidade e foi-se degradando ao longo do tempo e necessitava desta intervenção, quer a nível de requalificação e colocação de novas calçadas, como de asfalto nas vias circundantes tornando hoje São Filipe diferente.
“São 96 mil contos investidos e em Setembro estaremos a inaugurar a asfaltagem da zona alta e do acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros, que são mais 180 mil contos de investimentos. Essas intervenções são para a valorização da cidade”, destacou o primeiro-ministro, observando que as infra-estruturas só fazem sentido se produzirem valores e com essas intervenções o valor que se quer produzir é a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a promoção do desenvolvimento económico.
Para Ulisses Correia e Silva, “São Filipe é uma das cidades mais bonitas de Cabo Verde” e com essas intervenções vai garantir maior conforto aos seus habitantes e, também, aos visitantes.
Ainda na sua intervenção, o primeiro-ministro defendeu a necessidade de continuar a investir e a valorizar a localidade de Chã das Caldeiras que é o património mais importante da ilha a nível do seu potencial económico e turístico e pode produzir ainda mais e melhor, além de ser um espaço único.
“Estamos empenhados, já investimos muito e vamos continuar a investir para que Chã das Caldeiras seja uma referência não só em Cabo Verde como a nível mundial e ser um atractivo para o desenvolvimento turístico”, concluiu.