Cabo Verde perde com o Togo (3-2) e termina a fase qualificação no segundo lugar do grupo B
No jogo da sexta e última jornada, Cabo Verde, que precisava vencer para “assaltar” a liderança do grupo, começou muito bem a partida e nos primeiros 20 minutos já vencia por 2-0, com golos de Kevin Pina e Gilson Benchimol.
Ainda na primeira parte, a formação togolesa reduziu a desvantagem, por intermédio de Denkey na transformação de uma grande penalidade.
Na etapa complementar, a formação do Togo entrou mais forte e acabou por virar a partida, com golos de Denkey, que bisou, e Quatarra, este último apontado aos 88 minutos.
Na sexta-feira, 08, para a mesma poule, o Burkina Faso e Etswatini empataram sem golos, no estádio de Marrakech, em Marrocos, casa emprestada dos burkinabés.
Na classificação final, o Burquina Faso venceu o grupo B com 11 pontos, seguido de Cabo Verde com dez, Togo com oito e Etswatini com três pontos.
Burkina Faso e Cabo Verde qualificam-se, como os dois primeiros do grupo, para a fase final a realizar-se no início do próximo ano na Costa do Marfim.
De referir que quatro dos cinco países africanos de língua portuguesa vão estar presentes no Campeonato Africano da Nações (CAN’2023), a realizar-se no início do próximo ano na Costa do Marfim.
Depois de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola, a selecção de Moçambique venceu este sábado, 09, o Benin por 3-2 e assegurou a presença no CAN, como segundo classificado do grupo L, atrás do Senegal.
Esta será a primeira participação de Moçambique na numa fase final desde 2010, depois de ter participado anteriormente em 1986, 1996 e 1998
De fora fica somente São Tomé e Príncipe, que está na penúltima posição do grupo A, com apenas um ponto, numa poule onde Nigéria e Guiné-Bissau já têm o apuramento assegurado.
A Guiné Equatorial, que faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desde 2014, também vai estar presente no CAN’2023.
Selecções já apuradas para o CAN:
Costa do Marfim, Angola, Marrocos, Argélia, África do Sul, Senegal, Burkina Faso, Tunísia, Egipto, Zâmbia, Guiné Equatorial, Nigéria, Guiné-Bissau, Mali, Cabo Verde, Guiné, Gana, Tanzânia e Moçambique. A Semana com Infrpress