Técnicos do INE capacitados com acção de formação em anonimização e disseminação de dados
O INE lembrou, através de uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, que é o órgão executivo central de produção e difusão das estatísticas oficiais no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, revestindo a natureza de autoridade tecnicamente independente dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, nos termos dos respectivos estatutos decorrentes desta lei.
Salientou que o ciclo de vida de uma operação estatística finaliza na disseminação dos micro-dados estatísticos, sendo ela uma das missões do INE, frisando, no entanto, que pelos termos da lei, os micro-dados devem ser postos à disposição dos utilizadores apenas se forem anonimizados, ao ponto de não colocar em causa a protecção dos dados individuais.
Considerou, neste sentido, ser de extrema importância que os técnicos do INE sejam capacitados para as diferentes operações necessárias ao sucesso da divulgação de micro-dados efectuada pela instituição, incluindo documentação de micro-dados e anonimização dos mesmos.
“Nesta senda, o INE realizará uma acção de formação em anonimização e disseminação de dados direccionados aos técnicos do INE, de 11 a 19 de Setembro do corrente ano. A formação será ministrada pelo consultor do Banco Mundial, Thijs Benschop”, lê-se na nota. A Semana com Inforpress