PEDRA DE LUME/SAL EM CONCERTO : Berço da Ilha turística presta tributo a Cesária Évora e acolhe concerto ao vivo de Élida Almeida
O espetáculo musical, com início marcado para as 19 horas, conta ainda com atuações de Bertânia Almeida, Teófilo Chantre, Jennifer Solidade e Nancy Vieira que, na primeira parte do concerto, unirão as suas vozes em tributo à Diva maior da música cabo-verdiana, Cesária Évora.
Dinamizar a economia local e devolver a Pedra de Lume o lugar de destaque que merece no desenvolvimento turístico da ilha do Sal e do país são os principais objetivos deste evento cultural, segundo Spencer Lima, Presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde (CTCV), que é a principal promotora deste espetáculo musical carregado de simbologia, enquadrado nas festividades do dia do Município do Sal e realizado em estreita parceria com o executivo camarário chefiado por Júlio Lopes.
“Tenho um carinho especial por Pedra de Lume. É um lugar que precisa de ser mais desenvolvimento para ocupar o lugar de destaque que merece no desenvolvimento do turismo”, afirma, em entrevista exclusiva ao Jornal A Semana, o Presidente da CTCV.
A comunidade de Pedra de Lume merece destaque neste concerto. Daí que a organização irá disponibilizar cinquenta bilhetes gratuitos para pessoas da Terceira Idade, residentes nesta localidade, “para que os idosos também tenham a oportunidade de participar e assistir ao concerto”.
O Presidente da CTCV enaltece a parceria forte com a Câmara Municipal do Sal, em diversas áreas, mas em particular na realização do concerto nas Salinas de Pedra de Lume. Um evento que, segundo ele, pretende repetir todos os anos e que já ganhou lugar cativo no programa das festividades do Município do Sal, antecedendo o ponto mais alto que é o Festival Internacional de Santa Maria.
Aprender com os erros do ano passado
Nesta segunda edição do concerto realizado em Pedra de Lume, no quadro das Festividades do Município, a Câmara de Turismo de Cabo Verde ouviu e acatou algumas críticas que recebeu dos munícipes relativamente à primeira edição.
No ano passado, o espetáculo foi rico, mas o público questionou o horário e os atrasos. Daí que, para sanar o problema, este ano a organização iniciou, com grande antecedência, a montagem de toda a estrutura de suporte ao evento.
“Além disso, já resolvemos também o problema da eletricidade que no ano passado dificultou o cumprimento do que tínhamos previsto e programado para o espetáculo”, afirma Spencer Lima.
A equipa da reportagem do A Semana pode confirmar «in loco» que toda a estrutura já se encontra montada para acolher o espetáculo, nomeadamente palco, som e iluminação, gerador, sistema elétrico, área VIP, camarins para artistas, bares e tendas de restauração. Ou seja, tudo está a postos no sentido de se evitar atrasos no arranque do certame.
“Optamos por realizar o espetáculo na quinta-feira, véspera do feriado muncipal e começar muito mais cedo, às 19 horas. Iremos encurtar as pausas entre cada atuação. Na primeira parte, o Tributo a Cesária Évora terá a duração de 1h30 e, na segunda parte, acontece o concerto da Élida Almeida e Banda, que será de uma hora. Tencionamos terminar o espetáculo exatamente às 23 horas e trinta minutos.”
O sistema de som é o mesmo que foi utilizado para fazer o Festival da Baía das Gatas. A organização apostou ainda em “um decor muito melhorado, com bares de apoio a funcionar em pleno para servir o público com comes e bebes e ainda baixou o preço dos bilhetes, de 3 para 2 mil escudos».
O restaurante situado dentro das Salinas também estará em funcionamento para servir o público durante o concerto. O Presidente da Câmara de Turismo garante que “medidas foram tomadas para que, este ano, de facto, as coisas funcionem bem”. Por isso, lança um apelo aos salenses para que participem e venham ao concerto.
“Estamos a falar de um concerto que nos obrigou a movimentar mais de 30 pessoas que chegam da Praia, Mindelo, Lisboa e Paris”, salienta.
Spencer Lima alerta para a necessidade de as empresas privadas apoiarem mais a realização de eventos culturais de qualidade, sublinhando que a bilheteira apenas cobre 20 por cento dos custos do espetáculo.
Cultura em Alta nas Festividades do Município do Sal
O concerto em Pedra de Lume será antecedido de um show ao vivo da cantora Diva Barros, natural do Mindelo, que apresenta, na quarta-feira, 13 de setembro, um espetáculo que terá lugar no Hotel Odjo d’Água, pelas 21 horas, com o mote ‘Amigos e Canções à Beira Mar.
E no Dia do Município do Sal será também apresentado, pela primeira vez, o Documentário de homenagem a Cesária Évora, em Santa Maria. Trata-se de um documentário intimista, que acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços.
Com realização de Ana Sofia Fonseca e produzido por Carrossel Produções, “Cesária Évora” teve estreia mundial no Festival South By Southwest (SXSW), nos EUA, em Março de 2022 e foi selecionado para mais de 50 festivais, em 30 países e 5 continentes.
O filme foi distinguido com o importante Prémio Sophia para Melhor Documentário, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema. Recebeu também o Prémio do Público no Festival Indie Lisboa e no Festival Caminhos do Cinema Português, o Prémio do Júri no Festival Rock This Town e uma Menção Especial no Festival Internacional de Cinema de Cracóvia.
«Cesária Évora» foi apresentado em dezembro do ano passado em São Vicente, Santo Antão e Santiago e agora é a vez da ilha do Sal. A exibição do filme será também no Odjo d’Água, pelas 19h30, de sexta-feira, dia 15. Este evento antecede a abertura da 31ª edição do Festival de Santa Maria.