Guarda Costeira resgata nadador solitário francês a 76 milhas náuticas do Porto Grande

A informação foi avançada em nota pela Guarda Costeira, que informou ainda que o nadador de 51 anos foi resgatado após uma avaria na sua embarcação de apoio “Hope Cean”.

Segundo a mesma fonte, a primeira tentativa de resgate foi realizada pelo veleiro Wolfhound, de bandeira de Malta, que se encontrava mais próximo da posição de Fabian Leroux.

O veleiro, avançou, iniciou o reboque da jangada logo no dia 24 rumo a São Vicente, mas na manhã do dia 25 de Dezembro informou ao Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento que não podia continuar a operação devido às condições em que essa pequena embarcação se encontrava.

Pelo que, acrescentou, a Guarda Costeira, imediatamente foi empenhado o navio de salvamento Ilhéu dos Pássaros, que saiu do Porto Grande ao encontro do nadador e o mesmo foi resgatado, mas teve que abandonar a sua embarcação de apoio porque os pontos de fixação do cabo de reboque partiram-se.

“Perante esta circunstância, Fabian Leroux optou por abandonar a sua unidade e foi recebido à bordo do Ilhéu dos Pássaros tendo recuperado os seus pertences e deixado a embarcação Hope Cean à deriva”, acrescentou ainda a Guarda Costeira, realçando que “o nadador chegou em boas condições de saúde, no cais do Porto Grande, por volta das 19:00, mas mesmo assim foi encaminhado para o Hospital Baptista de Sousa para atendimento”.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias