Governo reitera compromisso para estabilização da situação laboral dos professores
Em comunicado de imprensa, o Ministério da Educação afirma que os encontros propostos e agendados por iniciativa da tutela tinham como propósito abordar a metodologia de operacionalização do ajuste salarial dos professores e respectivas referências de valores, conforme transcrito no draft de memorando de acordo.
Ainda de acordo com a mesma nota, os sindicatos Siprofis e Sindep confirmaram interesse e a disponibilidade em se reunir com o ministro da Educação para conhecer as propostas do Governo relativamente à operacionalização do ajuste salarial dos professores, tendo no dia 21 de Dezembro de 2023 reunindo com o Siprofis e no dia 27 de dezembro reuniu com o Sindep.
O Ministério da Educação, sublinha o comunicado, apresentou a estes sindicatos as propostas de estabilização das carreiras dos professores, tendo ficado o compromisso de analisarem o memorando do Acordo visando um entendimento entre as partes.
De acordo com a mesma nota, não foi possível um encontro com o Sindprof já que, reiteradamente, este sindicato tem manifestado indisponibilidade.
Face a isso, o Ministério da Educação ressalta estar aberto e disponível para um encontro com o Sindprof, tendo proposto até nova data que, até esta ainda não foi aceite.
O Governo de Cabo Verde, frisa o documento, através do Ministério da Educação, reafirma a posição que vem adotando desde 2016 relativamente à resolução das pendências e estabilização da situação laboral dos professores e reitera a sua total disponibilidade e
abertura para o diálogo quer seja em conjunto, quer em separado, mediante interesse e disponibilidade das organizações sindicais.
A Semana com Inforpress