Soca distribuiu 14 mil contos a mais de 60 autores em 2024 - presidente

Segundo Danny Spínola, em declarações à Inforpress, desde 2018 já foram distribuídos 30 mil contos a cerca de 200 beneficiários.

“A Soca, em 2024, distribuiu 14 mil contos a cerca de 60 autores e artistas. Portanto, esse é um feito importante, e aproveito para dizer que desde 2018 até este momento a Soca já distribuiu 30 mil contos a cerca de 200 autores e artistas”, ressaltou.

“Houve um avanço muito significativo, mas tivemos sempre a distribuição dos direitos autorais desde 2018, principalmente no domínio da cópia privada, com um montante significativo. Todos os autores, em geral, receberam uma média de 100 mil escudos”, acrescentou.

Danny Spínola adiantou ainda que a Sociedade Cabo-verdiana de Autores encerrou 2024 com um “balanço positivo”, marcado por iniciativas significativas e avanços na valorização dos autores e artistas cabo-verdianos.

Entre outras iniciativas, a Soca, em 2024, apresentou a compilação em três volumes da revista “SOCA Magazine”, que reúne 14 edições publicadas desde 2009, e lançou um novo site e uma Webtv, que contará com emissões mensais para divulgar actividades, informações sobre direitos autorais e homenagens aos artistas cabo-verdianos.

O representante da instituição destacou as principais realizações do ano que ora se inicia, que incluem a celebração, em Fevereiro, do 20.º aniversário que será marcada por vários eventos culturais.

Outras actividades previstas incluem celebrações do Dia Mundial da Poesia, o Dia da Independência de Cabo, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades e o Dia Nacional da Morna.

Segundo Danny Spínola, a SOCA reforça o seu papel enquanto promotora da cultura cabo-verdiana, comprometendo-se a apoiar a produção artística e literária, e a preservar as ricas heranças culturais do país.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias