MpD ambiciona vitória em 2026 e reforça compromisso com soluções para o país - secretário-geral

Luís Carlos Silva fez esta afirmação na manhã de hoje, na cidade da Praia, após apresentar os cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República.

“O MpD está de boa saúde, é um partido democrático que vai naturalmente adaptar-se aos novos tempos e vamos cumprir com a nossa ambição que é voltar a ganhar as eleições legislativas de 2026”, afirmou.

Segundo disse, o MpD está focado em responder às questões “mais prementes” do país, como transportes, segurança e criação de oportunidades para a juventude, com vista a um maior rendimento dos cabo-verdianos em 2025.

O secretário-geral sublinhou ainda a necessidade de articulação política e diálogo interinstitucional. 

“Esperamos construir um ambiente de maior interdependência entre as instituições para que haja mais eficácia nas decisões e ações do Estado”, afirmou.

Sobre a renovação dos órgãos externos da Assembleia Nacional e a aprovação de diplomas que exigem maioria qualificada, Silva destacou que o MpD já apresentou suas propostas e aguarda as do PAICV (oposição), esperando avanços nesse processo ainda no primeiro trimestre de 2025.

“O MpD está sempre disponível, está sempre a liderar a frente no processo de construção das melhores condições para que o processo de desenvolvimento do país seja o mais acelerado possível, portanto, havendo propostas positivas para melhorar o quadro institucional do país, o MpD estará sempre na linha da frente”, assegurou.

Em relação ao ambiente político, considerou que as recentes eleições autárquicas de 2024 tiveram impacto nos partidos e prevê que o ano de 2025 fique marcado por intensa actividade política e reestruturações para fortalecer as instituições e preparar o MpD para as legislativas de 2026.

“O MpD estará preparado e enfrentará este ciclo com serenidade. As mudanças necessárias ocorrerão num clima de normalidade e tranquilidade”, garantiu.

Sobre a relação entre o Governo e a Presidência da República, reconheceu tensões, mas reafirmou a responsabilidade de ambos em promover maior integração e convergência para acelerar o desenvolvimento do país.

Categoria:Noticias