Projectos para melhoria da saúde pública e do meio ambiente inscritos no plano de actividades para 2025

Dois dos projectos no sector do ambiente destacados no plano de actividade estão relacionados com a construção de uma pocilga municipal e o projecto de gestão equilibrada dos recursos naturais para transformar São Filipe num município verde, organizado e limpo.

A construção da pocilga municipal visa melhorar as condições de criação de suínos e, consequentemente, contribuir para a saúde pública e constitui um passo na organização da actividade agropecuária, assim como o reordenamento e limpeza das ribeiras, o que ajudará a evitar focos de poluição e a garantir um ambiente mais saudável para a população.

Com um financiamento da câmara na ordem dos 4.500 contos espera-se que o projecto resulte na criação de melhores condições para os criadores de suínos e na desocupação das ribeiras que actualmente são ocupadas para criação de porcos com um conjunto de consequências.

O outro projecto relevante que se alinha à visão da câmara de transformar São Filipe em um “Município verde, organizado e limpo”, segundo a nota justificativa constante do plano de actividade, tem como foco a gestão equilibrada dos recursos naturais e a promoção de acções de sensibilização ambiental.

O objectivo é melhorar a qualidade de vida e o ambiente da cidade, por meio de campanhas de limpeza periódicas, plantação de árvores ornamentais nas áreas urbanas, nomeadamente nas encostas e ribeiras, além de um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância do saneamento e da preservação ambiental, além de melhorar a organização dos bairros.

No sector ambiental, o presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, abordou, na última sessão da assembleia municipal, um “importante projecto” para o futuro da ilha que é a construção do aterro sanitário nas proximidades de Monte Verde.

O aterro sanitário está a ser projectado para servir os municípios de São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Mosteiros e o seu orçamento ultrapassa os 500 mil contos, mas ainda aguarda a obtenção de financiamento para a sua implementação.

Estes projectos no domínio do ambiente são parte de uma série de iniciativas que constam do plano de actividades e que visam tornar São Filipe um município mais sustentável e com infra-estruturas mais eficientes.

 

Categoria:Noticias