Projectos de requalificação urbana visam melhorar o trânsito e criar novos espaços de lazer
A reorganização do trânsito, através de intervenção nas praças, monumentos, rotundas, estacionamentos e sinalização, em curso, e a construção de ruas pedonais no Centro Histórico, assim como projectos para a criação de novas praças, parques e aquisição de mobiliário público tem por finalidade melhorar a mobilidade, segurança e qualidade de vida dos seus cidadãos.
Com um orçamento que ronda os cinco mil contos, o projecto de intervenções nas rotundas, estacionamentos e sinalização visa introduzir maior disciplina e ordenamento no trânsito na cidade de São Filipe.
A iniciativa da câmara vai garantir a segurança de veículos, condutores e pedestres, com a construção de separadores de vias, sinalização apropriada e ornamentação nos estacionamentos, além de uma campanha de informação sobre a nova organização do espaço urbano.
Já o Centro Histórico de São Filipe passará por uma requalificação com a construção de ruas pedonais, no valor de mil contos, com a finalidade de melhorar a circulação de pessoas e criar espaço adequado para lazer, comércio e convivência.
O projecto contempla a organização do trânsito, a promoção de actividades comerciais com foco em produtos típicos do artesanato local e a instalação de quiosques e tendas comerciais para incentivar a economia local.
A câmara de São Filipe, segundo o plano de actividades para 2025, aprovado e em execução, pretende investir, ao longo do ano, quatro mil contos na construção de praças, parques e requalificação de espaços urbanos e rurais para disponibilizar áreas de lazer para as comunidades e promover a redução da violência e criminalidade juvenil.
Nesta perspectiva, prevê-se a construção de praças, no interior do município e na cidade, para diversificar as actividades recreativas e culturais e sensibilizar a população para sua utilização, assim como ordenar o uso dos espaços públicos.
As acções projectadas visam não só melhorar a infraestrutura urbana, mas proporcionar mais segurança, lazer e oportunidades para os munícipes e visitantes e transformar a cidade num ambiente mais organizado, acessível e atrativo.