TACV reprograma voo para Lisboa devido a apagão inédito em Portugal

O presidente do conselho de administração da transportadora aérea cabo-verdiana, Pedro Barros, disse que os voos estão sendo reprogramados, pelo que a ligação Praia/Lisboa, que deveria partir na tarde da segunda-feira, 28, vai ser retomada hoje.

“Já temos o slot, já está tudo preparado, os passageiros já foram contactados, e aqueles que merecem protecção já estão protegidos. Nós queremos que as coisas tendem a normalizar-se”, explicou Barros.

Em consequência deste apagão na Península Ibérica, o voo da TACV Praia/Lisboa realizado na segunda-feira, 28,  foi desviado para Faro, tendo os passageiros sido posteriormente transportados para Lisboa, de autocarro, acarretando encargos financeiros para a companhia.  

O voo VR607 Praia/Lisboa, que deveria seguir na segunda-feira, 28, teve de ser cancelado, devido às condições anormais do aeroporto de Lisboa.

O aeroporto de Lisboa, entretanto, foi reaberto na noite de segunda-feira, mediante o alvará da Autoridade Nacional portuguesa. 

O governo português considerou que a energia eléctrica já está reposta a 100% (por cento) em todo o país, ao passo que em Espanha dados apontam para a recuperação de 96%.

Com origem em Espanha, face a uma alegada sobrecarga de tensão, Portugal, de acordo com a Euroneus, passou quase um dia inteiro sem electricidade, desde o fim da manhã até ao início da noite. 

O apagão começou por volta das 11:30 (09:30 de Cabo Verde), pelo que o metro parou, pessoas ficaram presas em comboios e elevadores, alguns sistemas de sinalização foram comprometidos, supermercados e lojas ficaram sem sistemas e, mais tarde, sem comida ou água, tendo as comunicações móveis e o acesso à internet sofridas várias falhas, chegando mesmo a entrar em black out total em certas zonas.

O último apagão em Portugal tinha sido registado em 2000, altura na qual deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia eléctrica durante cerca de duas horas, motivada pela eletrocussão de uma cegonha que embateu numa linha de alta tensão em Lavos, na Figueira da Foz.

Categoria:Noticias