Aparição invulgar de tubarões-tigre adultos ligada a baleia morta na costa – Boa Vista

Em declarações à Inforpress, o presidente da Bios Cabo Verde (Bios.CV), Elton Neves, indicou que a primeira aparição foi no sábado, 03, e mesmo com escassa visibilidade da água, conseguiram observar, através de drone, três tubarões-tigres adultos na zona leste perto da praia de Ervatão.

E na quarta-feira, 04, numa outra ocasião, foram observados mais dois tubarões-tigres no mesmo lugar, e ainda mais quatro tubarões-limão na zona da praia de Derrubados, da Zona Norte.

“A causa do aparecimento desses tubarões-tigre, que destacamos ser bastante especial, foi aquela baleia que surgiu morta na costa, e saiu já em estado de decomposição”, afirmou Elton Neves.

Segundo o mesmo, provavelmente a baleia morreu no mar e foi arrastada pelas correntes, e isso atraiu esses tubarões por serem necrófagos.

Elton Neves aponta que desde de 2023, quando a Bios. CV iniciou as observações, em colaboração com o projecto de observação da Biodiversidade do Sal, que conta com o apoio da Loro Parque, para expansão da área observada, tinham visto essa espécie de tubarão apenas uma vez, e no alto-mar, o que torna “raro e especial” essa observação.

O presidente da Bios.CV ainda apontou o fato de ser uma espécie que tem sofrido muita pressão humana, por ser “bastante temido”, sendo que muitos pescadores fazem questão de os matar e ainda se orgulham disso, pelo que chamou a atenção para a sua importância no ecossistema.

“Na verdade, ele é superimportante para o ecossistema, porque é um necrófago, um dos mais importantes, que tem um trabalho fundamental de manter o oceano limpo, como este exemplo dessa baleia morta, poderia estar a proliferar doença na praia, e esses tubarões mesmo limparam.”, afirmou.

Pelo que Elton Neve afirmou que esse aparecimento trouxe “muita esperança”, já que tem interesse em preservar essa espécie, apesar da situação dos tubarões não estar “tão critica” na ilha da Boa Vista.

O mesmo disse que se está a tempo de proteger “um dos maiores berçários” de Cabo Verde e da costa da África, que é a baía de Sal Rei.

E alertou sobre a pesca, principalmente de iscos, dos peixes pequenos das quais as crias de tubarões se alimentam dentro da baía, e também sobre a pesca de tubarão, já que é fundamental preservar essa espécie.

Categoria:Noticias