Incêndios. Quase 40 concelhos de nove distritos em risco máximo
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.
O risco de incêndio vai continuar máximo, muito elevado e elevado pelo menos até ao fim de semana em vários distritos de Portugal continental, segundo o IPMA.
Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou todos os distritos do continente, exceto Faro, sob aviso amarelo entre as 10:00 de hoje e as 20:00 de sexta-feira.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Na sequência das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o agravamento do risco de incêndio até sexta-feira para valores "muito elevados a máximos" em todo o território, devido ao aumento da temperatura e a diminuição da humidade.
Até sexta-feira as temperaturas vão subir variando entre os 30 e os 35 graus, podendo atingir valores superiores no interior (39).
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões Centro e Sul, em especial no interior.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.
Está também ainda prevista uma pequena subida de temperatura, em especial da máxima no litoral.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 15 graus Celsius (em Leiria e Bragança) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 30 (na Guarda) e os 39 (em Santarém).