Irão. Trump deve dar "primeiro passo" na negociação e levantar sanções

As sanções, incluindo a proibição de comércio de petróleo em todo o mundo, foram restabelecidas pela Administração Trump, depois desta decidir retirar do acordo internacional sobre o programa nuclear do Irão, assinado em Viena de Áustria em 2015, pelo seu antecessor Barack Obama.

Donald Trump admitiu esta segunda-feira, no final da cimeira do G7 em Biarritz, França, estar disposto a reunir-se com Rohani, caso as "circunstâncias" para tal estejam reunidas. O Presidente norte-americano sublinhou ainda que é "realista" assumir que esse encontro possa acontecer em breve, deixando contudo o aviso de uma "resposta violenta" caso o Irão não cumpra.

"Tenho um bom pressentimento. (…) Eles não podem fazer aquilo que disseram que fariam, porque se o fizerem vão ter uma resposta muito violenta. Por isso, acho que vão portar-se bem. Acho que vão querer que nos encontremos para resolvermos a situação. Estão a sofrer bastante", afirmou o Presidente norte-americano, em referência ao resultado das sanções sobre o povo do Irão.
A fatwa

Na sua declaração, Rohani manteve que a "chave de uma mudança positiva" está nas mãos de Washington, pois "o Irão já deixou de lado o que mais inquieta os Estados Unidos: a produção de uma bomba atómica", garantiu.

"Se, honestamente, é a sua única preocupação, esta já está excluída", por um édito - uma fatwa - emitido pelo guia supremo do Irão, o ayatola Ali Khamenei, sublinhou Rohani. "Por isso, dê o primeiro passo", acrescentou o Presidente iraniano.

Donald Trump acredita que o Irão recebeu milhares de milhões de dólares em ajudas, sem cumprir um único dos objetivos impostos no acordo nuclear de 2015.

A tensão entre os dois países tem escalado sucessivamente desde maio, ameaçando mesmo a navegação nas águas internacionais do Golfo de Ormuz, junto às costas do Irão.

Em resposta às sanções, Teerão renunciou ao cumprimento dos compromissos assumidos em 2015, e em julho voltou a enriquecer urânio acima do estabelecido.

Rohani prometeu prosseguir esta estratégia, até que os seus interesses sejam acautelados.
Categoria:Noticias