Brexit. Governo britânico quer pedir à Rainha para suspender Parlamento

A medida, avançada esta quarta-feira pela BBC, irá limitar o tempo disponível para que os membros do Parlamento e legisladores possam impedir o primeiro-ministro britânico de sair da UE sem acordo.
A intenção do Governo chega um dia depois de legisladores que se opõem a um Brexit sem acordo se terem reunido para discutir modos de prolongar a data de saída do Reino Unido da União Europeia.

Também na terça-feira, um grupo de deputados da oposição anunciou a intenção de usar os debates no Parlamento para bloquear uma eventual saída sem acordo. Num cenário em que o Parlamento fique suspenso até 14 de outubro, esses deputados apenas poderão contar com pouco mais de duas semanas para debater qualquer alternativa.

O plano de suspender o Parlamento tem estado a gerar controvérsia, com críticos a alegar que tal impediria os deputados de desempenhar o seu papel democrático no processo do Brexit.
Foram vários os membros do Parlamento britânico a manifestarem-se no Twitter contra a manobra do Governo. A deputada trabalhista Yvette Cooper acredita que Boris Johnson “está a tentar usar a Rainha para concentrar o poder nas próprias mãos”, o que representa “uma maneira profundamente perigosa e irresponsável de governar”.

Categoria:Noticias