"Guerra com a natureza tem de acabar": Greta T. desembarcou em Manhattan, NY duas semanas depois — Viagem em veleiro desde Estocolmo com zero CO2
Greta Thunberg, de 16 anos — que deixou de andar de avião desde que se apercebeu da imensa pegada ecológica que cada viagem aérea deixa — tinha embarcado na quarta-feira, 14, em Estocolmo rumo a Nova Iorque, numa viagem de duas semanas, num veleiro sem cozinha nem casa de banho nem beliche.
A jornada marítima de duas semanas entre as duas margens do Atlântico tem uma emissão zero de dióxido de carbono, porque tudo no barco foi pensado para não deixar pegada ecológica. A eletricidade utilizada no veleiro tem origem nas turbinas eólicas e nos painéis solares.
Antes de deixar a capital sueca, Greta T. disse estar consciente de que a viagem ser-lhe-ia pouco confortável: “Sei que vou ficar enjoada”. Mas a decisão justifica-se: “Ao viajar de barco, vou contribuir para a redução da emissão de carbono mas também envio um sinal muito forte às pessoas: a crise do clima é bem real, está a acontecer”.
Fontes: N Y Times/ BBC/Facebook