Guarda prisional: Governo e sindicatos chegam acordo para nova grelha salarial faseada
Segundo a RCV, o entendimento chegado, de acordo com João Mete do sindicato dos trabalhadores do comércio e serviços, STCS, aponta para que o salário base, ou índice 100 da grelha salarial, atualmente em 40 contos, passe para 60 contos até 2023.
A fazer fé na mesma fonte, a classe poderá vir a receber, entretanto, de acordo com o novo índice salarial, em meados de 2020, através de retroativos, já que as negociações, que têm ainda que ser retomadas relativamente ao alargamento das carreiras e aos novos estatutos dos agentes prisionais.
É de realçar que, depois de uma greve de três dias em Novembro e do anúncio de mais uma greve entre 23 e 30 de Dezembro, e após nova ronda negocial, o STCS e o SINTAP rubricaram, no dia 19 passado, um acordo com o Governo. Este visa a implementação faseada de uma nova grelha para a classe dos agentes prisionais, elevando o salário base, atualmente em 40 contos, para 60 contos até 2023, mas ficam para consensualizar em 2020 os novos estatutos dos agentes prisionais.