...

...

Contrato de empreitada para construção do Pontão de Santa Maria assinado na próxima semana

Publicada em: 11/07/2025 09:40 - Noticias

A questão do Ponton está sendo trabalhada, neste momento está-se a priorizar a questão do reassentamento das vendedeiras e dos artesãos”, indicou a governante.

A ministra fez este anúncio na sequência do debate gerado à volta da infra-estrutura portuária, tema esse introduzido pela deputada Georgina Gemie, eleita nas listas do Movimento para a Democracia (MpD-poder) pelo círculo eleitoral do Sal.

O Pontão de Santa Maria, símbolo turístico da ilha do Sal, foi parcialmente destruído, em 2024, depois do agravamento do estado do mar, que afectou as zonas costeiras da ilha, resultado da passagem de uma onda tropical.

Esta infra-estrutura portuária, para além do “ganha pão” de muitos pescadores e peixeiras na ilha, era um símbolo da actividade turística.

Em relação à questão da praia de Santa Maria, também no Sal, segundo a ministra, já existe um plano de ordenamento da Orla Costeira, que foi aprovado e publicado e a gestão se fará no quadro deste plano, de forma organizada e com as perspectivas para a sua melhoria.

Respondendo às preocupações manifestadas pelos deputados do Sal, quer do PAICV (oposição), quer do MpD, informou que o Governo adoptou “políticas essenciais e fundamentais” para a valorização não só de Santa Maria, mas da ilha como destino turístico.

Relativamente à Avenida dos Hotéis, construída em 2012, segundo o deputado Aniceto Barbosa, custando “mais de 500 mil contos” e, neste momento, está a apresentar “problemas”, a ministra Janine Lélis duvidou sobre a qualidade da obra feita na altura.

“Se calhar, os estudos para a sua execução não foram os melhores”, apontou a governante, referindo-se à Avenida dos Hotéis, lamentando que agora não se poderia estar a colocar a questão de novos investimentos naquela via, “caso tivesse sido bem feita”.

“(…) Agora, a prioridade está sendo para as outras infraestruturas que são essenciais e importantes”, acrescentou a ministra, apontando algumas medidas do executivo com vista a fazer do Sal um destino turístico de excelência.  

Segundo Janine Lélis, as alterações feitas quanto à aplicação do fundo do turismo permitiram resolver alguns problemas atinentes à habitação na ilha, requalificando o bairro António Sousa, além das cidades dos Espargos e de Santa Maria.

Reconheceu, entretanto, que há algum atraso no concernente à qualificação do Sal, enquanto destino turístico, porque, sublinhou, no passado não se teve em mente esta prioridade.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...