O ministro da Energia, Alexandre Monteiro, afirmou hoje no Parlamento que o fornecimento de energia na cidade da Praia deverá normalizar-se até Novembro, após uma série de intervenções de manutenção e reforço da capacidade instalada.
Durante o debate parlamentar sobre a crise energética, no período de questões gerais, o ministro esclareceu que a central do Sal passará por um recomissionamento este mês, o que irá duplicar a sua capacidade instalada.
Já para a cidade da Praia, o Governo, realçou, prevê a chegada de potência alugada, com embarque concluído e chegada prevista para 28 de Outubro, que contribuirá para restaurar a normalidade no abastecimento eléctrico.
“A normalização plena do fornecimento, questionada aqui, está prevista com a chegada da potência alugada, cujos grupos já foram despachados e embarcados, com chegada prevista para 28 de Outubro. Antes disso, contamos ainda com a reintegração de mais um grupo, cuja intervenção, já em curso, será concluída até o final do mês”, afirmou.
Monteiro garantiu que na Praia alguns grupos geradores já passaram por uma intervenção plena e mais profunda, e outros serão reintegrados até o final de Outubro, aumentando a fiabilidade do sistema.
“Prevemos ainda a recuperação final do grupo que estava em manutenção preventiva em Novembro. Com todas essas acções, teremos um quadro completamente diferente e seguro para operar a partir de Novembro”, disse o ministro.