O Luxemburgo vai disponibilizar mais 17,6 milhões de euros para o Programa Indicativo de Cooperação com Cabo Verde (PIC-201-2025) que passa a contar com um montante global de 116 milhões de euros. Este reforço foi anunciado durante a visita oficial que o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva concluiu no último fim-de-semana, 19 de Outubro, ao Grão-Ducado de Luxemburgo.
“O pacote financeiro é aumentado em 7,6 milhões de euros para os sectores da água e do saneamento e 10 milhões de euros para programas de formação profissional, emprego e empregabilidade”, anunciou o chefe do Governo.
Reforça do Programa de Acção Climática
Durante essa visita ao Grão-Ducado, o primeiro-ministro reuniu-se ainda com o ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade luxemburguês, Serge Wilmes, com quem abordou, entre outros aspectos, a cooperação entre os dois países na luta contra as alterações climáticas.
Conforme também avançou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o Programa de Acção Climática com financiamento de 10 milhões de euros, em curso no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação com Cabo Verde (PIC), não só vai ser prolongado por mais 18 meses como também terá um reforço orçamental de 4,1 milhões de euros.
Apoio para combater estragos da tempestade Erin
O ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade luxemburguês, Serge Wilmes, também reiterou a solidariedade do seu país para com Cabo Verde após a passagem da tempestade Erin de 11 de Agosto e reafirmou o compromisso com a agenda climática cabo-verdiana.
Nesse sentido, as duas partes discutiram “um apoio suplementar” que deverá ser fixado para contribuir para as necessidades de financiamento da recuperação de infraestruturas destruídas e danificadas por essa tempestade.