...

...

Programa de reabilitação de São Vicente atinge 52% de execução física

Publicada em: 30/01/2026 08:20 -

Informações avançadas, hoje, em São Vicente, durante a apresentação do balanço dos trabalhos realizados na sequência da tempestade de 11 de Agosto.

As realizações no capítulo das infra-estruturas foram detalhadas pelo ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, que fala numa taxa de execução física na ordem dos 52%. “Trata-se do valor destinado ao programa de reabilitação e reconstrução de São Vicente, no que diz respeito às infra-estruturas. Inclui edifícios públicos que precisam de ser reabilitados, bem como alguns edifícios que sofreram danos. As prioridades são as estradas municipais e nacionais, a drenagem pluvial e urbana, a rede de esgoto, a rede de água e a repavimentação de Mindelo. Estas são as grandes áreas contempladas. Temos também um eixo fundamental, que é o da habitação. Neste momento, mobilizamos 1,2 mil milhões de escudos, que já estão em execução. Na semana passada, aprovamos a última resolução para São Vicente, relativa ao ano de 2026, no valor de cerca de 900 milhões de escudos. No total, estamos a falar de mais de 2,2 mil milhões de escudos”, explicou.

O valor global previsto para o programa nas três ilhas afetadas pela tempestade Erin - São Vicente, Santo Antão e São Nicolau - é de cerca de 4 mil milhões de escudos. Na mesma cerimónia, o ministro das Finanças, Olavo Correia, assegurou que este montante já está contratualizado através de fundos internos, bem como os 2 mil milhões de escudos destinados a Santiago Norte, também afetada pelas últimas chuvas.

Quanto às empresas e particulares afetados pela tempestade Erin em São Vicente, o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, garantiu que já foram mobilizados mais de 350 mil contos em subvenções e apoios financeiros.

“Com a quarta tranche disponibilizada a 27 de janeiro de 2026, eis o ponto da situação: Microempresas, 243 afectados, totalizando 40 milhões e 610 mil escudos. Pequenas empresas, 6 afetadas, 3 milhões de escudos. Médias empresas, 19 afetadas, 22 milhões e 500 mil escudos. Grandes empresas, 3 afetadas, 30 milhões de escudos. Particulares, temos 2.480, com pagamento total de 75.990.000 escudos”, aponta.

Por outro lado, o Governo informou que está a prestar apoio a cerca de 800 famílias afectadas. Segundo o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, o apoio abrange diferentes situações.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...