O anúncio foi feito esta terça-feira pelo próprio, através de uma mensagem pública, na qual destacou o carácter altamente competitivo do processo de selecção, que contou com mais de 500 candidatos oriundos de vários países da CPLP.
“Fui escolhido como vencedor do concurso internacional para o cargo de Director-geral do Secretariado Executivo da CPLP. Foi um processo concursal, com mais de 500 candidatos, e por isso o meu orgulho”, afirmou Miguel Monteiro, sublinhando tratar-se de um momento de grande honra pessoal e profissional.
Embora ainda não tenha tomado posse, o responsável considerou a escolha um marco relevante não apenas a nível individual, mas também para Cabo Verde, realçando a importância de uma maior presença de quadros cabo-verdianos em instituições multilaterais.
“Apesar de ir estar ao serviço da CPLP, acredito que é fundamental que mais cabo-verdianos possam assumir responsabilidades em instituições multilaterais e contribuir para o reforço da nossa presença no mundo”, acrescentou.
Miguel Monteiro agradeceu ainda o apoio, a confiança e as mensagens de incentivo recebidas ao longo do processo.
