...

...

Mayor de Brockton garante apoio à comunidade cabo-verdiana face à nova lei de imigração dos EUA

Publicada em: 20/02/2026 08:40 -

Estamos a acompanhar com atenção a suspensão temporária dos vistos de imigração para cidadãos cabo-verdianos”, disse, reconhecendo que esta medida pode impactar famílias e relações entre a comunidade local e os Estados Unidos.

Segundo sublinhou, o reagrupamento familiar é essencial para a estabilidade das famílias, e que esta suspensão pode atrasar ou dificultar a união entre residentes nos EUA e os seus parentes em Cabo Verde.

Sobre a exigência de caução para pedido de vistos, o mayor considerou que representa um “encargo financeiro significativo”, podendo levar famílias e profissionais cabo-verdianos a adiar ou reconsiderar as suas viagens para os Estados Unidos.

Admitiu que a medida poderá tornar as deslocações mais restritas e afectar relações familiares, turísticas e económicas, sublinhando, contudo, a importância de promover viagens responsáveis e com informação clara.

“Manter-se informado e agir dentro da lei é a melhor forma de garantir que nossos laços familiares e oportunidades nos EUA continuem fortes e seguros”, aconselhou.

Para Moisés Rodrigues, medidas como essas podem trazer incerteza, mas admitiu que o “sonho americano continua vivo” entre os cabo-verdianos.

“Nossa comunidade é resiliente, e muitas famílias continuam em busca de oportunidades de crescimento e união mesmo diante de obstáculos temporários”, ressaltou.

Entretanto, assegurou que o foco agora é trabalhar no sentido de apoiar os residentes e famílias afectadas com informações claras e medidas para minimizar qualquer impacto negativo na comunidade.

Ainda, apelou à comunidade cabo-verdiana a cumprir todos os requisitos legais de emigração por forma a proteger as famílias e a comunidade como um todo, para evitar complicações e medidas mais restritivas no futuro.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...