Entidade Reguladora da Saúde vai criar normas para fabrico de máscaras

Em conferência de imprensa, realizada na tarde de hoje, para fazer o ponto de situação e a evolução da pandemia no novo coronavírus em Cabo Verde, o responsável de Saúde assegurou que brevemente serão disponibilizadas também informações sobre como e melhor forma de utilizar as máscaras.

“A Entidade Reguladora da Saúde já está a produzir normas de como fabricar e confeccionar as máscaras e brevemente vão sair para os devidos efeitos”, revelou.

Na mesma ocasião, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, por seu lado, disse que com o fim do estado de emergência será necessário reforçar as medidas de distanciamento social e de utilização de máscaras.

Segundo disse, num primeiro momento as máscaras tinham indicações específicas para os profissionais de saúde, casos suspeitos, contaminados e cuidadores dos doentes infectados, e com o aproximar do fim do estado de emergência essa medida será massificada e alargada.

Explicou que as máscaras podem ser reutilizadas, lavadas com água e sabão e passadas a ferro, mas ciente de que em cada lavagem e utilização a capacidade de filtragem irá reduzir.

Maria da Luz Lima lembrou que para a produção existe um procedimento e um conjunto de características a ser seguidas e que essas máscaras, quer de fabrico profissional, quer artesanal devem ser individuais e não partilhadas.

A presidente do INSP assegurou que este equipamento de protecção constitui uma barreira e segurança contra a doença, mas sublinhou que sozinha a mesma não evita a infecção.

Apelou mais uma vez a população para cumprir com as medidas preventivas, “importantes para reduzir a propagação” do vírus.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, promulgou na sexta-feira, 24, o decreto-lei que estabelece as regras de utilização de máscaras, como medida complementar para limitar a transmissão do novo coronavírus na sociedade.

Na sexta-feira, 24, numa declaração à Nação para falar do reforço das medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Cabo Verde, o Governo, através do primeiro-ministro,   determinou o uso obrigatório de máscaras nos espaços fechados de atendimento ao público, com a recomendação de todos cidadãos passarem a usar máscaras nos espaços com aglomerações.

Cabo Verde tem neste momento 90 casos positivos da covid-19, com as ilhas da Boa Vista e Santiago a registarem o maior número de infectados.

Dos casos confirmados até hoje, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado na Cidade da Praia.

Categoria:Noticias