S.Vicente: Conselho Nacional da Economia Marítima debate medidas e reformas para o sector
O ministro José Gonçalves preside, esta segunda-feira, no Mindelo, a reunião do Conselho Nacional da Economia Marítima, que vai decorrer até o dia seguinte,07, na sede do Ministério da Economia Marítima na ilha do Porto Grande. Em debate vão estar um pacote de medidas de reforma para o sector, bem como importantes projectos, com destaque para o da Zona Económica Especial de Economia Marítima de São Vicente, a ser implementado em cooperação com a China.
Conforme a agenda da reunião, os presentes vão apreciar o Plano de Gestão dos Recursos da Pesca e Medidas de Gestão, fazer o ponto de situação do Projeto de Apoio Técnico para a Promoção da Economia Azul e Projeto Regional das Pescas (PRAO) CV. A renovação do Protocolo do Acordo de Pesca entre Cabo Verde e União Europeia, a apresentação pelo SEAEM das reformas no setor das Pescas -medidas legislativas no sector, a papel da CABNAVE na nova visão do sector e Portos de Cabo Verde - um novo modelo de Gestão são outras das matérias em pauta.
O Conselho Nacional da Economia Marítima vai ainda debater o Instituto Marítimo e Portuário -uma nova visão, a Zona Económica Especial de Economia Marítima de São Vicente enquanto fator de propulsão económica, o caso específico do Campus do Mar, a investigação Marítima e o Centro Oceanográfico do Mindelo- Perspectivas e a fiscalização da autoridade marítima.
Esta reunião do referido organismo deve culminar, terça-feira,07, com a aprovação de um conjunto de conclusões e recomendações finais.