Reordenamento das bacias hidrográficas está entre as maiores expectativas dos agricultores para 2023

É o caso da Ribeira das Patas, onde os lavradores esperam o arranque do projecto de reordenamento desta bacia hidrográfica a partir de Julho, segundo o representante da associação para o desenvolvimento integrado deste vale agrícola, o agricultor Arlindo Almeida.

“Estamos na expectativa. Há o compromisso dos parceiros de que, a partir de Julho, as obras podem arrancar. O ordenamento desta bacia (Ribeira das Patas) constitui a nossa maior esperança”, sublinhou este lavrador, para quem este projecto pode ajudar a manter os jovens nesta zona.

Este investimento, disse acreditar a mesma fonte, deve priorizar a mobilização de água para o aumento da área irrigada.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas tem duração de quatro anos, estando o início das obras previsto para Julho no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), do qual faz parte ainda a bacia hidrográfica da Garça, também em Santo Antão.

Também, o ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira da Cruz e Jorge Luís, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), é tido, pelos agricultores locais, como “crucial” para o incremento da agricultura nestes vales.

Em Jorge Luís, segundo o líder dos agricultores, Jair Fernandes, existe “uma grande expectativa” em relação a este projecto, que vai permitir valorizar este que é “um dos vales mais produtivos” do concelho do Porto Novo.

A Semana com Infoprress

Categoria:Noticias