Fogo: Augusto Eusébio da Silva e Lourenço de Pina envolvem-se no reinado para não deixar morrer tradição

Ambos ligados à igreja católica e com experiência de reinado, Nené de Bebeto acompanhou por cinco temporadas um dos reinados mais conhecidos da ilha, Filipe Fernandes “Nhô Tchina”, e Lourenço de Pina fez companhia a Alfredinho por três vezes, acumulando experiência que lhes permitam assim assumir esta responsabilidade.

A dupla de reinado vai substituir os reinados Filipe Fernandes “Nhô Tchina” e Mané de Pina, que contam, respectivamente, com 97 e 96 anos de idade, não dispondo assim de condições de dar continuidade ao reinado depois de décadas de saída.

Além da dupla Nené de Bebeto/Lourenço de Pina com a imagem da Nossa Senhora da Graça, está na estrada uma outra confraria de reinado, chefiada pelo rei José António Freire de Andrade, mais conhecido por Alfredinho, de 66 anos de idade, que faz a sua 24ª saída, acompanhado do seu filho, igualmente com a imagem da Nossa Senhora da Graça, tudo para cumprir e tradição e não a deixar “morrer” o reinado.

Lourenço de Pina disse que além de regressar às lides do reinado, pretendem mobilizar jovens para envolvimento nesta tradição secular, apesar de reconhecer que é difícil a participação, mas vão escolher alguns jovens e compartilhar a experiência e demonstrar o valor do reinado de modo a poderem dar continuidade a esta tradição sem deixá-la morrer.

A origem do reinado não é de todo conhecida com precisão, mas admite-se que está ligado às comemorações da festa dos Reis em Portugal, assinalada a 06 de Janeiro.

A saída do reinado acontece a 06 de Janeiro de cada ano e o término (o recolher) na quarta-feira de cinzas e durante este período percorrem a ilha do Fogo na sua totalidade.

Documentos existentes apontam que o reinado é anterior ao ano de 1600, portanto há mais de cinco séculos.

Dados históricos referenciados pelo catálogo da Casa da Memória referem que o reinado é anterior a 1600 e a Irmandade de São Filipe que durou até 1800 e da qual talvez tenha derivado o grupo dos reinados. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias