Deputados do MpD pedem aceleração na concretização do projecto “Cidade Segura” em Santa Catarina

A posição foi defendida à imprensa, pela porta-voz dos parlamentares, Isa Miranda, que fez um “balanço positivo” da jornada parlamentar descentralizada do Grupo Parlamentar (GP) do MpD, no âmbito da preparação do debate com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que decorreu durante três dias em Santa Catarina, cuja governante participou na mesma hoje.

Informou que o grupo esteve em várias localidades de Santa Catarina para se inteirar “in loco” junto da autarquia local, das instituições, serviços desconcentrados e população em geral sobre os reais problemas e propostas de soluções.

“Pedimos a aceleração na concretização do projecto “Cidade Segura” também em Santa Catarina, sobretudo em Assomada, não só por termos um centro de Saúde num bairro muito movimentado, Chão dos Santos/São Bento, mas por ser a capital e maior concelho de Santiago Norte”, defendeu Isa Miranda, em vez da instalação de um posto policial nos referidos bairros de Assomada.

Outrossim, advogou que a implementação do referido projecto vai permitir que se aja na prevenção, por Assomada ter muita movimentação de capital, ou seja, por ter praticamente todos os bancos comerciais, e que ainda libertar os efectivos da Polícia Nacional (PN) para continuarem a implementar os dois “programas de sucesso”, o “Policiamento de Proximidade” e a “Escola Segura” em toda a região Norte de Santiago.

“Pedimos com todo carinho e que seja mais breve possível a implementação do projecto “Cidade Segura” em Assomada, tendo em conta que temos muitos bairros próximos com muita juventude e a videovigilância vai permitir que as forças de segurança continuem a agir na prevenção, encurtar tempo, reduzir determinados investimentos que vão ser canalizados em outras áreas importantes e nos programas de prevenção”, insistiu a deputada.

“De uma forma geral e no âmbito das visitas realizadas às instituições, sobretudo à PN, podemos dizer que a criminalidade em Santiago Norte é uma coisa que está contida, que não está descontrolada”, observou, assegurando que a segurança “é algo que está bem” na região Norte da ilha de Santiago.

Relativamente aos programas da PN, nomeadamente “Policiamento de Proximidade” e “Escola Segura”, Isa Miranda defendeu que os dois programas de prevenção devem ser aprofundados e estendidos a todo o País.

Por outro lado, afirmou que “Cabo Verde não é um País inseguro e que o foco central e profundo da insegurança e da criminalidade é a Cidade da Praia”, afiançando que em Santiago Norte e outras regiões do País não há situações de alarmismos.

Por tudo isso, a porta-voz dos parlamentares do MpD destacou o trabalho desenvolvido pela PN de Santiago Norte na prevenção, aliás, congratulou-se com o facto de a própria população ter a consciência de que é necessária uma acção preventiva e uma política de cidadania.

Por fim, destacou a construção da esquadra policial da PN de Santa Cruz e da estrada de Saltos, Santa Catarina, como alguns investimentos do Governo para este ano. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias